quarta-feira, 25 de julho de 2012

INVESTIGADOR MORTO

Jorge Serapião, este era o nome do policial civil que trabalhou comigo algum tempo na delegacia de Policia no Rio Branco, em São Vicente, infelizmente, víamos que ele não estava em boas condições para exercer a função policial. Segundo boatos, ele era viciado em crack. Outros boatos dentro da policia, davam conta que ele já havia penhorado a própria arma da policia com traficantes. O que eu sei é que no período que ele trabalhava comigo, Serapião chegava no serviço sujo, com olheiras e não tinha um raciocínio coerente. Era visível seu problema psicológico. Por causar problemas no distrito policial, o delegado de polícia da época o transferiu daquela unidade. Serapião não reconhecia o seu estado deplorável. Muitas vezes cheguei a comentar que o Serapião já estava no lucro ao ainda estar vivo. Infelizmente um dia, ao chegar no trabalho deparei com esta notícia. (Escriba Valdemir Mota de Menezes)







quarta-feira, 11 de julho de 2012

GENOCIDE OF THE HMONGS PEOPLE



We live indeed in the end times, where people do not love their fellow men, nor condone, nor give amnesty. The Hmong ethnic minority in 1975 to fight alongside the U.S. in the Vietnam war, however. the Vietinam, Thailand and Laos became communist, and these countries are pursuing these communities living in the mountains of Thailand. Since 2006 the government of Thailand is expelling the Hmong of its territory and sent to Laos. Pray for the Hmong people and the poor country of Laos. (Comment historian's Valdemir Mota de Menezes, the Scribe)



------------------------------------------------------

Laos

Abrigos temporários à espera dos hmongs

por Lusa28 Dezembro 2009
Soldados tailandeses durante a operação de repatriamento
Soldados tailandeses durante a operação de repatriamento Fotografia © REUTERS
A Tailândia começou hoje a repatriar mais de quatro mil refugiados daquele povo das montanhas que lutou ao lado dos EUA para o seu vizinho comunista.
O Laos preparou abrigos temporários para membros da etnia minoritária hmong expulsos da Tailândia, e hoje esperados ao início da noite no país comunista, segundo fonte diplomática.
 
Apesar de vários apelos da comunidade internacional para a suspensão da operação as autoridades tailandesas começaram hoje a cumprir um acordo bilateral assinado com o Laos para a expulsão de mais de quatro mil hmongs. 
 
Grande parte da minoria hmong lutou ao lado dos Estados Unidos, durante a Guerra do Vietname, até 1975, quando os governos comunistas conquistaram o poder, tanto no Vietname, como no Laos. 
 
Agora disseminadas pelas montanhas do Laos, sul da China, Birmânia e Tailândia, as comunidades hmong temem represálias. 
 
Khenthong Nuanthasing, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiro do Laos, afirmou que o país "está a preparar-se para os receber". 
 
Os "abrigos temporários" situam-se na província de Bolikhamsay, centro do Laos, acrescentou.

O Laos nega sistematicamente qualquer perseguição no seu território.

A expulsão de hmongs da Tailândia para o Laos começou no final de 2006, recordou o responsável.

A operação de hoje é a mais espectacular, em número, em três anos, durante os quais mais de três mil hmongs foram repatriados, em várias levas, referiu o porta-voz.

"A maioria regressou às suas aldeias", garantiu.

Cerca de 900 congregaram-se em "novas aldeias", nas províncias de Vianciana, a norte da capital com o mesmo nome, e de Bolikhamsay, referiu o responsável, garantindo que as autoridades providenciam aos refugiados alimentos e educação.


fonte:

www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1457176...